O EXCESSO DE UMIDADE

COMO TESTAR AREIA DE CONSTRUÇÃO?
janeiro 18, 2019
COMO TESTAR AREIA DE CONSTRUÇÃO?
janeiro 18, 2019

O EXCESSO DE UMIDADE

EXCESSO DE UMIDADE NA PODE COMPROMETER A QUALIDADE DA SUA OBRA.

A areia é um dos componentes básicos de qualquer obra. Ela possui diversas finalidades, sendo que a preparação de concreto é uma das principais delas. E o preparo do concreto requer muitos cuidados que, se não forem seguidos, podem comprometer as características do produto final como: resistência, durabilidade e trabalhabilidade.

Dois são os cuidados principais que se deve ter com a areia na produção do concreto:

granulometria e umidade. O assunto de granulometria já foi abordado aqui no blog (veja aqui), por isso, vamos nos dedicar à umidade. O excesso de umidade na areia pode fazer o concreto perder a resistência e a permeabilidade, gerando patologias e prejudicando a durabilidade da construção. Dessa maneira, é importante que seja feita a medição da umidade da areia antes do preparo do concreto. Assim, é possível compensar a quantidade de água empregada na mistura.

Como pode ser feito o controle de qualidade?

Existem alguns testes que indicam o índice de umidade da areia. Um deles é o teste com frasco de Chapman, que segue às especificações da ABNT NBR 9775:2011. Também é possível realizar um teste com secagem de uma amostra na estufa, fazendo um comparativo do peso da areia antes e depois da secagem. Existe ainda um outro método que se chama Speedy e que fornece o teor da umidade através de um teste com pressão. Funciona assim: a areia é colocada em um cilindro metálico que possui ampolas de carboneto e esperas metálicas no seu interior. Então o cilindro é agitado e a pressão é mostrada em um manômetro acoplado.

A areia do Areal Durau

O Areal Durau realiza constantes testes para garantir a entrega de uma areia com padrão de correto de umidade, com a granulometria ideal é livre impurezas como algas e outros materiais orgânicos. Utilizando a areia do Areal Durau você tem sempre a segurança de um produto de alta qualidade.

Cuidados com a armazenagem

Até a entrega do areia, o Areal Durau garante a qualidade. Mas para que ela seja mantida, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de armazenar:
– Utilize uma lona de proteção no chão;
– Coloque a areia em baias secas e drenadas;
– O local de armazenamento deve ser próximo ao local de utilização:
– A areia deve ficar em um local coberto.

Entre em contato agora mesmo com o Areal Durau para saber mais sobre a qualidade da nossa areia e para solicitar um orçamento. Será um prazer atender você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×